quarta-feira, 26 de maio de 2010

Direitos e Deveres - As acessibilidades


Em pleno século XXI, os edifícios, a via publica e os transportes portugueses continuam com muitos obstáculos que dificultam a vida às pessoas com mobilidade condicionada.
A promoção da acessibilidade constitui uma condição essencial para o pleno exercicio dos direitos de cidadania consagrados na Constituição Portuguesa, como o direito à qualidade de vida, á liberdade de expressão e associação, á informação, à dignidade social e á capacidade civil, bem como à igualdade de oportunidades no acesso à educação, á saúde; à habitação, ao lazer e ao trabalho.
Encontrando-se espalhado pela minha cidade (Santarém) o cartaz "Santarém está a mudar ! juntos vamos conseguir." decidi, no âmbito do trabalho sobre os direitos e deveres, desenvolvido na área de Cidadania e Profissionalidade fazer, pela cidade de Santarém, um percurso para poder constatar até que ponto a mesma está preparada para receber pessoas com deficiências motoras ou incapacidade física.
Após o percursos verifiquei que os acessos devem ser melhorados, para que todos possamos ficar a ganhar. Caso contrário, a falta de acessibilidade anulará a participação activa dos cidadãos deficientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário